23 de abril de 2011

Programação: Terça-feira, 26 de abril - Vídeo-debate


Pessoal, terça-feira 26/04 a partir das 22 horas e 20 minutos vai acontecer o primeiro vídeo-debate do Projeto Café Filosófico. O tema será o mesmo do próximo bate-papo que acontecerá sábado, dia 30/04: “O uso do espaço urbano”.
O vídeo-debate desta terça-feira exibirá o filme “O Jardim” (The Garden, 2008) no Cine Carcará. O Cine Carcará fica no porão do Espaço Cultural Fernando Sabino na UFV (Centro de Vivência). O debate ficará por conta do Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, Douglas Mansur da Silva.

O filme trata da luta dos agricultores do maior jardim urbano dos EUA contra a desapropriação. Depois dos motins de Los Angeles ocorridos em 1992 decidiu-se criar um local para que uma comunidade pobre pudesse ter alguma ocupação como forma de diminuir a violência urbana, no caso, plantar em terrenos vazios. Trabalho árduo e constante transformaram a área em um dos mais belos locais do Estado.
Mas, na surdina, alguns representantes dos poderes públicos fizeram falar mais forte o dinheiro de apenas uma pessoa. Desonestidade e corrupção acabaram com o sonho daquele jardim. O filme mostra que além de empenho e dedicação, os movimentos sociais precisam também saber como são feitos os negócios nos bastidores da política.
Mas a história é bem mais do que isso. Muitos desses agricultores não desistiram e decidiram por uma luta a ser seguida. (comentários originais: docverdade)

Informações:
Evento: Vídeo-debate do Café Filosófico
Tema: O Uso do Espaço Urbano
Filme: O Jardim (The Garden, USA, 2008)
Debatedor: Prof. Douglas Mansur da Silva
Local: Cine Clube Carcará (porão do Centro de Vivência da UFV)

A entrada é gratuita. Nos vemos por lá.

Atenciosamente,
Coordenadoria de Comunicação do Café Filosófico.

4 comentários:

Rafael Borges disse...

Opa! Estarei por lá com certeza...
Abraços!

Raoni disse...

Deixe um post em meu blog com a divulgação de voces: http://suburbanodigital.blogspot.com/

Raoni disse...

Poderia, se possível, recomendar nosso blog em sua página na lateral?
obrigado
Equipe Suburbano Digital

Mari disse...

Estarei lá também...

Postar um comentário